Preciclar é pensar antes de comprar, visto que 40% do que nós compramos é lixo, que vem enforma de embalagem. Diminuir o consumo de embalagens não-reutilizáveis optando pela compra a granel ou pela não-compra. Preciclar é pensar sobre as etapas de produção e questionar se a embalagem do produto pode ser reutilizada ou reciclada ou se é biodegradável.  É decidir, caso gere impacto ambiental, evitar ou escolher outro produto que cause menos danos — ainda que mais caro. Vejamos algumas dicas de como praticar a Preciclagem.

O Brasil consome, em média, 1,5 milhão de sacolinhas plásticas por hora! Elas são extremamente perigosas: entopem bueiros, intoxicam animais e vão parar nos oceanos com muita frequência.

  • Prefira sacolas de tecido ou biodegradável;
  • Prefira lojas de moda que usem sacolas de papel;

Recipientes descartáveis podem ser substituídos por reutilizáveis que não agridem a natureza.

Um exemplo o massa tomate, que além de vir embalagem plástica, também vem em copo de vidro que pode ser utilizado em nosso dia a dia.

Compre frutas e vegetais soltos em vez de embalados. Assim você estará evitando a produção desenfreada de plásticos e outras embalagens cujo destino é simplesmente o lixo, certo?

O a granel é muito incentivado por ambientalistas do mundo todo, que são adeptos dos conhecidos “3 Rs“, uma forma simplificada de se referir às palavras reduzir, reutilizar e reciclar.

Quando for tomar aquele delicioso sorvete, evite o copo descartável, preferindo casquinha. Pois além de ajudar o meio ambiente, ela é comestível e tem um sabor muito bom.

Cadastre suas faturas em débito automático, eliminando a fatura em papel.

Evitar a impressão do seu extrato e comprovante de cartão, conferindo tudo na tela de seu celular ou computador.

Não comprar embalagens descartáveis de refrigerantes e bebidas quando houver a possibilidade de comprá-las em vasilhames retornáveis. Preferir produtos que ofereçam
a opção de refil – e assim ajudar a economizar os recursos naturais na fabricação de
novas embalagens.

“Pequenas atitudes podem ajudar o meio ambiente”

Menu